AUDIÊNCIA PÚBLICA ESE
Em 6 de novembro aconteceu, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a 3ª Audiência Pública sobre a Escola de Sargentos do Exército (ESE), a primeira no corrente ano. O Presidente da Assembleia, Deputado Álvaro Porto, deu início aos trabalhos às 10:20h, que foram concluídos às 13:20h. Prestigiaram a atividade o Deputado Federal, Coronel Meira e 10 deputados estaduais, capitaneados pelo Presidente da Frente Parlamentar da ESE, Deputado Renato Antunes. A Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando Noronha, Ana Luiza Ferreira, o Diretor-Presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José de Anchieta e o Chefe da Casa Militar, Cel Mamede, representaram o Governo de Pernambuco.
A audiência pública contou com a presença do Gen Joarez, Gerente SPrg ESE e Gen O de Almeida, Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), equipe dessa Diretoria; Coronéis Jean e Menezes, do 1º Gpt E, com militares desse G Cmdo e da Comissão Especial de Obras (CEO)
da ESE.
Após a abertura dos trabalhos, o Gen Joarez, em 30 minutos, expôs o detalhamento do Subprograma, com as premissas, ganhos ambientais e de sustentabilidade, sociais e econômicos, com total transparência e responsabilidade de absoluto respeito à legislação pertinente.
Após a explanação, a Secretária Ana Luiza expôs a política pública do Governo de Pernambuco, na busca da economia verde e regenerativa, como única forma de reverter a pobreza e desigualdade dos cerca de 20% da população pernambucana, que vivem abaixo da linha da miséria, ressaltando as atividades em curso no Grupo de trabalho do Governo PE sobre a ESE e ampliando a discussão sobre as contrapartidas. Ela ainda ressaltou que o Exército Brasileiro é a referência entre as instituições brasileiras na proteção do meio ambiente. Comentou ainda que a questão ambiental é extremamente complexa e que o Gov PE considera que a recepção da Escola é prioritária, assim como os ganhos ambientais positivos.
Depois das explanações, 10 participantes, entre parlamentares e assistência, fizeram colocações sobre o tema e endereçaram perguntas aos palestrantes, que as responderam no final da audiência.
A assistência foi composta por dezenas de representantes da Sociedade Civil, em especial do Fórum Socioambiental de Aldeia (FSA Aldeia) e das comunidades do entorno (Chã de Cruz, Mussurepe e Chã de Conselho), que, em alguns momentos, se posicionaram de forma inflamada.
O Deputado Renato Antunes anunciou que, em 27 de novembro, nova audiência será organizada com foco no social, econômico e ambiental.
Redes Sociais